5 passos para que seu négocio de Fotografia se destaque
By Rony Morbi - fevereiro 24, 2017
Com o advento da fotografia digital e com o "barateamento" das câmeras nunca foi tão difícil fazer uma carreira como fotógrafo, pois qualquer fotógrafo em potencial agora não está apenas competindo com outros fotógrafos, mas com milhares de modernos smartphones e também com aqueles que veem na fotografia uma oportunidade de fazer um dinheiro extra com suas novas câmeras, mas que nunca foram e que provavelmente nunca serão fotógrafos.
Mas se você é daqueles que tem a ambição de fazer uma carreira, o primeiro passo é tratar sua fotografia como qualquer outro negócio e configurar-se corretamente desde o início. Um negócio de Fotografia não é somente uma câmera na mão e um bom fotógrafo, se obter sucesso é preciso muito planejamento. Neste artigo vou descrever 7 passos necessários para garantir que seu negócio de fotografia se destaque na multidão.
Mas se você é daqueles que tem a ambição de fazer uma carreira, o primeiro passo é tratar sua fotografia como qualquer outro negócio e configurar-se corretamente desde o início. Um negócio de Fotografia não é somente uma câmera na mão e um bom fotógrafo, se obter sucesso é preciso muito planejamento. Neste artigo vou descrever 7 passos necessários para garantir que seu negócio de fotografia se destaque na multidão.
1 - Tenha um plano de negócios
Se pensarmos nisso logicamente, ninguém nunca inicia qualquer negócio (ou pelo menos não deveria) sem um plano de negócios detalhado e bem pensado. Mas por alguma razão, os fotógrafos muitas vezes se esquecem desta parte. Um bom plano de negócios é necessário para que você tenha uma compreensão clara de cada elemento do seu empreendimento, não só vai ajudá-lo a planejar seu orçamento e compreender seu mercado e público alvo, como também planejar seu crescimento avaliando seus pontos fortes e fracos, e o mais importante vai fazer com que você veja sua fotografia como um negócio, não apenass como um hobby.
2 - Plano de Marketing
Se você fizer o plano de negócios corretamente, provavelmente terá incluído um plano de Marketing para o seu negócio. Resolvi citar o Marketing como mais um passo devido a importância da divulgação no trabalho de um fotógrafo, já ouviu aquela história "Propaganda é a alma do negócio"? Pois é, para fotógrafos essa história não é muito diferente. É preciso planejar como você divulgará seu trabalho e sua marca como fotógrafo. Nesse ponto duas coisas são fundamentais: um bom site e presença nas mídias sociais.Tenha um ótimo site
Vivemos em um mundo onde a Internet é o primeiro lugar onde a maioria das pessoas busca qualquer tipo informação, portanto, um ótimo site é uma necessidade absoluta para qualquer negócio, e para um fotógrafo é ainda mais importante, pois é nele que provavelmente uma pessoa interessada em seu trabalho irá buscar informações.
Mas qualquer site não é suficiente, é preciso algo de qualidade; não se contente com qualquer site barato que você possa encontrar, pesquise as diferentes opções disponíveis e escolha algo que seja moderno e se encaixe dentro do seu estilo e dedique algum tempo aprimorando-o, e uma dica importante, não coloque em seu site todas as suas fotos, escolha apenas aquelas que realmente destacam o melhor do seu trabalho.
Presença em redes sociais
Presença em redes sociais nos dias de hoje é indispensável, mas não basta criar uma fanpage no Facebook e abandoná-la sem atualização, por isso, dedique um pouco de tempo pesquisando para entender as melhores maneiras de utilizar cada uma das redes socias. Você não precisa estar em todas elas, basta escolher algumas das quais você se sinta confortável. Defina um plano claro do que cada rede social é e qual é seu objetivo para usá-la. Isso garantirá que você tenha uma mensagem clara e mostre seu trabalho da melhor forma possível.
Um bom site e presença em mídias sociais é uma grande parte de um plano de marketing, mas não é tudo, é preciso também pensar sobre outras ferramentas de marketing, como cartões de visita, folhetos, cartões postais, e-mail marketing dentre outras. Tudo isso combinado vai lhe dar exposição para o seu negócio e consequentemente angariar novos clientes. Mas como qualquer outro negócio, você precisará de uma estratégia clara e um plano de marketing para obter o máximo do dinheiro que você investir.
3 - Tenha Seu Próprio Estilo
Esse é um ponto importante para que se tenha destaque em meio a tantos fotógrafos, mas estilo não é algo que surge da noite pro dia, é preciso muito estudo e prática até se conseguir algo que identifique seu trabalho.Se você ainda está lutando para encontrar seu estilo, aqui vai um bom exercício:
Colete fotos que você goste em jornais, revistas, facebook, instagram e etc; pode ser qualquer foto (quanto mais melhor), depois disso foque naquelas em que você mais se identifica. É a partir daí que você deve começar, analise essas fotos, tente reproduzi-las, pesquise sobre seus autores, faça e refaça esse exercício com outras fotos. Com o tempo você começará a produzir algo que seja mais exclusivo, que tenha mais a sua cara ou seu estilo.
4 - Equipamento extra e de qualidade
Um ponto importante e extremamente necessário para todo fotógrafo que se preze é possuir uma câmera extra de backup, pois imagine você fotografando um casamento e no momento da entrada na noiva sua câmera para de funcionar. O mesmo pode ser dito das lentes, flashes e etc, é imprescindível que se tenha equipamento reserva.Outro ponto importante para se ter em mente é a qualidade de seu equipamento. Não há dúvida de que o elemento mais importante de um negócio de fotografia bem sucedido é a qualidade de suas fotos e que a maior parte dessa qualidade virá do seu talento criativo e habilidades técnicas, mas a qualidade física do resultado final também será importante. Por exemplo, se um cliente quiser usar sua fotografia em um grande poster, mas você capturou essa foto com uma câmera básica, são grandes as chances de que a foto simplesmente não tenha qualidade suficiente para o uso em grandes formatos.
Enfim, a lição aqui é que você deve sempre investir no melhor que você possa pagar de acordo com suas necessidades e é imprescindível investir em equipamento reserva.
5 - Estudar, estudar e estudar
Este na verdade deveria ser o primeiro tópico deste artigo, pois mesmo cumprindo os passos anteriores, o sucesso do seu negócio somente virá se houver qualidade visual em suas fotos. De nada adianta, ter bom equipamento e ser um mestre de marketing e redes sociais se você não sabe fotografar, certo?Todo fotógrafo que se preze deve estar em constante aprendizado, e para aprender é preciso estudar sempre. Invista em cursos, workshops e congressos de fotografia, busque tutoriais na internet, compre livros, assista filmes, observe o trabalho de outros fotógrafos, arrisque novas técnicas. Lembre-se: conhecimento nunca é demais.
E claro, além de estudar é preciso fotografar, fotografe muito, apure seu olhar, fotografe e aprenda com seus erros ao fotografar, não tenha medo de errar, lembre-se de que é bom e necessário cometer erros. O importante é aprender com eles e garantir que você não fazê-los novamente.
Enfim, como qualquer pessoa que começa um novo negócio, com trabalho duro, determinação e um plano claro para o seu negócio de fotografia, você terá grandes chances de torná-lo bem sucedido.
Você tem mais dicas ou conselhos? Compartilhe-os abaixo.
2 comments
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